A Escola

Nossa história

No final da década de 60, a professora Jael Carvalho de Souza Costa, muito conceituada no Bairro do Rocha e Galo Branco, era procurada para preparar os candidatos para o exame de admissão ao ginásio. Ela e seu esposo, Sr. Pedro Gonçalves da Costa ministravam aulas particulares. Com o decorrer do tempo, a fama foi aumentando e consequentemente a procura também. O crescimento foi inevitável!

No dia 4 de março de 1972, foi fundado o Externato Pericar, no Bairro do Galo Branco.
O seu emblema foi baseado no princípio de Arquimedes que diz:

“DAI-ME UMA ALAVANCA E UM PONTO DE APOIO QUE EU MOVEREI O MUNDO”

Ele sintetiza o papel do Pericar na vida do seu aluno.

O Externato Pericar cresceu, implantou o Ensino Médio e foi transferido para a atual sede situada na Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 2807 (antiga Avenida Edson) no Bairro do Rocha.

Em 1995, os filhos do casal fundador: Pedro Júnior, Ricardo, Eliana e Saulo, assumiram orgulhosamente a administração, passando o nome para Centro Educacional Pericar (CEPEL), ou Pericar como é carinhosamente conhecido. A alteração que ocorreu neste período foi somente para oficializar, o trabalho que todos os filhos, juntamente a sua mãe vinham realizando na escola. A professora Jael Carvalho é a diretora geral e continua trabalhando com muita alegria, amor e entusiasmo; compartilhando com todos suas experiências e conhecimentos.

O Pericar é um dos melhores e mais tradicionais colégios da cidade de São Gonçalo. Destaca-se por seu ensino, sua infraestrutura, suas atividades socioculturais, esportivas, sempre atento a formação cívica, moral e ética de seus alunos.
Procura ainda desenvolver nos seus alunos e em toda comunidade escolar a busca do conhecimento de Deus e de Seu amor.

Filosofia, Missão e Nossa Proposta

Buscando cumprir as Diretrizes Filosóficas da Educação, o Pericar trabalha o Processo Educacional visando a formação integral do aluno; para a concretização desse objetivo, o projeto pedagógico desenvolvido pelo colégio engloba tanto a formação intelectual do aluno, como todas as atividades que valorizam as esferas afetivas, sociais, culturais, comunitárias e religiosas.

Missão: preparar o aluno para a vida. Todos os profissionais da escola sentem-se responsáveis, orgulhosos e contentes em participar ativamente neste processo.
É grande o sucesso de seus alunos em concursos, vestibulares e no mercado de trabalho.

No ensino, o fim principal da instrução não é tanto encher a cabeça das crianças e dos jovens com conhecimentos úteis, mas lhes proporcionar meios de adquiri-los; para tanto, deve desenvolver, dirigir e cultivar suas faculdades intelectuais, a fim de colocá-los em situação de tirar proveito ao longo da vida

Pe Marcelino Champagnai
Seriedade, Competência, Consciência e Dedicação

O Pericar funciona em dois turnos (manhã e tarde) Ensino Fundamental I e II; e Ensino Médio.

Eis a equipe de profissionais que está trabalhando por estes objetivos:

  • Diretora Geral – Jael Carvalho de Souza Costa
  • Diretora Administrativa – Eliana Souza Costa
  • Diretor Pedagógico – Saulo Nixon de Souza Sobrinho
  • Diretora do Departamento Pessoal – Rosa Maria de Souza Campos
  • Diretor de Expansão e Manutenção – Pedro Gonçalves da Costa Junior
  • Administradora – Ayla Campos
  • Coordenadoras – Rossana Peyrek e Patricia Ximenes
  • Secretário – Luiz Francisco Ursulino Filho
  • Auxiliar de Coordenação – Leda Souto
  • Auxiliar de Gestão – Cintia Pereira
  • Auxiliar de Financeiro – Iaracy Vilaça
  • Auxiliar de Secretaria – Andreza Palhinha e Nadjaney Farias
  • Inspetora – Aline Pacheco
  • Apoio / Serviços – Márcio Henrique , Neide de Jesus , Margarete Conceição, Cecília Leão e André Luiz
Estrutura

Pericar sempre se preocupou em oferecer aos seus alunos condições necessárias para o melhor desenvolvimento físico, social e intelectual, por isso empenha-se em adquirir novos equipamentos e reestruturar suas dependências. Temos um espaço inigualável. Veja as fotos e se desejar agende uma visita.